Neste texto, apresentarei a vocês a abordagem terapêutica da Arteterapia, como ela se desenvolve e, acima de tudo, procuro mostrar a necessidade do trabalho embasado, do trabalho responsável. A Arteterapia é uma modalidade onde recursos e materiais artísticos como giz, papéis, lápis, pincéis, tintas, recortes e muitos outros, são explorados terapeuticamente através de atividades criativas, pela experimentação livre dos materiais disponíveis.

O processo terapêutico da arte se faz na interação da pessoa com o material. O indivíduo é visto e considerado como um todo, desde sua respiração até seu modo de se movimentar e olhar.
Este processo arteterapêutico é gratificante, pois a pessoa passa a ter diferentes percepções de si, libertando-se de sentimentos negativos através do contato com as cores, a fluidez das tintas, os movimentos dos lápis e assim por diante. Ocorre a revalorização do ser através de suas obras e expressões.
Diversas definições já foram propostas e a que segue é uma das mais interessantes. Segundo a American Art Therapy Association (AATA) fundada em 1969:
“Arteterapia” é uma profissão assistencial ao ser humano. Ela oferece oportunidades de exploração de problemas pessoais por meio da expressão verbal e não verbal e do desenvolvimento de recursos físicos, cognitivos e emocionais, bem como a aprendizagem de habilidades, por meio de experiências terapêuticas com linguagens artísticas variadas. O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como facilitar a autopercepção e o desenvolvimento pessoal.” (American ArtTherapy Association, Boletim Informativo 199)
Quando se produz um trabalho arteterapêutico?

A execução ocorre com a imersão da consciência, que atingirá o desconhecido do inconsciente, sendo possível resgatar ideias e transmutar sentimentos ao analisar os resultados.
A arte permite estruturar e reestruturar, criar e registrar cada momento. Com cada cor que vamos empregando, com aquilo que é apagado, mudado e remodelado, são trabalhadas diversas emoções no processo de se fazer arte. Todo esse processo é analisado durante um processo arteterapêutico e revela muito sobre cada um.
Ocorreu que o homem é capaz de utilizar diversos símbolos e formas para expressar o que vê e sente. Maida Santa Catarina, em seu livro “Mandala, o uso na Arteterapia”, nos diz que:
“A pintura pode nos dar a conhecer o passado e as várias épocas e os diferentes estilos percorridos pelo homem na evolução de sua consciência. Por meio do grafismo, da cor e da textura, ele expressa o ato criador. Mostra manifestação, ele deixa ali sulcado quem realmente ele é, seus valores, suas crenças e todos os seus sentimentos que fazem parte da condição humana.” (p.15)
Como se observa, o processo arteterapêutico possibilita o desenvolvimento do ato criativo do ser humano e seu desprendimento das amarras estereotipadas do julgamento. Desperta assim o potencial da pessoa, quebrando barreiras de resistência, medo, falta de autoconfiança e autoestima, onde são projetados conteúdos profundos, possibilitando outra analise do EU, curando o que não está sadio, satisfeito e feliz.

No processo criativo do indivíduo, no momento de sua expressão artística, surge de forma repentina o insight do conteúdo do inconsciente, como se surgisse luz em um lugar completamente escuro. Surge a compreensão da verdadeira natureza dos bloqueios, podendo ser acessada através da intuição.
Convém fazer um breve parênteses e fazer uma brevíssima (e provavelmente incompleta) explicação: o inconsciente é denominado por Freud e Jung como o conteúdo mental não acessível ao ego. O ego atua como um mediador com o consciente, é parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos do indivíduo: seus pensamentos, ideias, sentimentos e percepções sensoriais.
O inconsciente envia insights para o consciente. Muitos desses insights trazem informações positivas sobre a pessoa em processo terapêutico e em busca do autoconhecimento, como o que motiva seu comportamento, seus pensamentos e aações. Permanecer num estado de retração pode não ser o caminho da transformação, mas é o caminho mais conveniente, mais confortável.
Por meio da Arteterapia o indivíduo, em seu processo criativo, recebe insights enviados pelo inconsciente e que trarão à luz, ao consciente, suas percepções, sentimentos, ações, etc.
Feito este parênteses, cito um exemplo dado por Maida Santa Catarina, que apresenta o caso de uma paciente que descreve sua dor com as seguintes palavras:
“Meu corpo todo arde pela dor do abandono da minha mãe amada, minhas mãos pesam, meus braços falecem e sinto que eles estão fracos para enfrentar o peso do mundo. Sinto um vazio, uma dor na alma. Tenho raiva, muita raiva, não consigo me sentir inteira. Raiva por ser discriminada e não ser amada, deixada de lado, esquecida. Sinto-me em pedaços, sinto o nada, um vazio. A dor da alma representa um eco, como o eco da floresta. Quando a gente grita se ouve o grito, mas não se sabe onde ele está. Ele não está em nenhum lugar em específico, permanece em toda a floresta. A dor do abandono é o grito que está no eco. É como se fosse um túnel, e a dor é refletida em todo o espaço. Esta é a dor do abandono.” (p.17)
Lendo estas palavras, sempre me cumpre alertar para nossa responsabilidade enquanto terapeutas e buscadores de um caminho terapêutico: para agir em determinadas situações, como essa do exemplo, é preciso antes possuir um embasamento teórico sobre a dinâmica da psiquê humana e sobre as técnicas arteterapêuticas a serem aplicadas, suas funções, seus desenvolvimentos e as relações com cada material prático. A tinta aquarela, por exemplo, que é tão fluida e leve, pode provocar reações negativas ou até um surto em pacientes obsessivos por controle.
Através do diálogo com o paciente e a exploração da arte, o potencial criativo pode emergir. O contato com diferentes materiais disponibilizados pelo arteterapeuta permite ao indivíduo a ampliação de sua consciência.

Este é um pequeno texto, mas que apresenta ideias concretas de como funciona a modalidade terapêutica denominada Arteterapia: como sempre trato de destacar, é sempre importante termos consciência e responsabilidade para com o outro, sobretudo quando somos nós os terapeutas e outros depositam em nossas mãos seus problemas e fragilidades para que, de alguma forma, possamos ajudá-los a reencontrar o equilíbrio e a força para se curar, para sanar suas feridas e reformular seu interior.
Espero que tenham gostado deste pequeno texto. Eu, particularmente, cursei especialização em Arteterapia e foquei minha prática por meio das Mandalas. Ao final do texto mostrarei algumas fotos de trabalhos desenvolvidos com Arteterapia com Mandalas online com grupo misto.
E vocês? Já tiveram contato? Compartilhem comigo se vocês já experimentaram a Arteterapia, se já estiveram em alguma vivência com esta abordagem terapêutica ou se tem interesse em fazer algo relacionado com a Arteterapia (ainda que de forma virtual, dada nossa situação de resguardo em função da pandemia).
Seus comentários, sugestões e críticas serão sempre bem vindos e são essenciais para que eu possa seguir desenvolvendo este trabalho.
Gratidão!




Que lindo esse acesso ao subconsciente através da arte!!
Me gustaLe gusta a 1 persona
A arte é grande curadora da alma.
Me gustaLe gusta a 1 persona
arteterapia é um recurso terapêutico incrível
Me gustaMe gusta
Eu amo, me descobri na Arteterapia e adorei saber que sou sua colega de categoria 💜💜💜
Me gustaMe gusta
A Arte cura. Das diferentes manifestações artísticas todas elas são potencialmente curativas! Grata pelo seu trabalho
Me gustaLe gusta a 1 persona
Uauuuu, vamos trocar ideias, sinto falta desta troca.
Me gustaMe gusta
Exatamente o que estou precisando agora.
Me gustaLe gusta a 1 persona
Que bom, façar arte e sinta a presença!
Me gustaMe gusta
Amooooo. Com o meu companheiro, colocamos um toque de arte em tudo que fazemos aqui em casa. As nossas construções, ao plantar, na decoração de casa. Tudooo!!!!
Me gustaLe gusta a 1 persona
A arte é um portal incrível de cura e libertação! Tenho uma amiga que também está fazendo especialização em Arterapia, e ela vai adorar teu texto! 🙏🏼
Me gustaLe gusta a 1 persona
Conteúdo bem ampla, salvei para releitura. Grata pela partilha de estudos que tomaram anos da sua vida e você nos presenteia aqui gratuitamente 🌷
Me gustaLe gusta a 1 persona
Adoro atividades manuais. Ajudam a me desestressar.
Me gustaLe gusta a 1 persona
Lindas mandalas podem ser produzidas! 🤩
Me gustaLe gusta a 1 persona
Uso muito da arteterapia em dias que estou malzinha ✨🌼
Me gustaLe gusta a 1 persona